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  • Foto do escritorLarissa Tonaco

Três caminhos do Feedback Humanizado

Feedback já é uma figura bem conhecida no ambiente corporativo, contudo muitas vezes sua presença torna-se motivo de muitos desencontros.

Isso porque apesar do nome ser conhecido, falta intimidade com a sua presença.

 

Sabe aquele vizinho que encontramos todos os dias no elevador? Sabemos que ele mora no prédio, que sai todos os dias no mesmo horário e que possui um carro preto.



Quando estamos caminhando com alguém na rua e ele passa, cumprimentamos e dizemos a quem está ao lado “meu vizinho”. Como se tivéssemos familiaridade com ele.

Mas, na verdade não sabemos sobre suas histórias, seus gostos, o que ele tanto faz durante o dia.



Assim é a relação com o feedback, banalizada pelo cotidiano.


Estamos falando aqui da ferramenta mais importante para a gestão de pessoas.

Como o comportamento de um liderado será adequado ao que desejo se não compartilho de modo assertivo o que espero?


Tantos desencontros aconteceriam se conhecêssemos mais sobre esse vizinho...


 

Nos workshops que conduzo são apresentadas inúmeras estratégias para a condução real de um feedback. Vou compartilhar aqui três pré-requisitos para o seu sucesso:


1- Invista tempo em ajudar as pessoas a fazerem as coisas corretas ao invés de querer provar que estavam erradas.


Vejo pessoas apresentando fatos do passado e entrando em um cabo de guerra com o liderado. O que acontece é que cada um começa a puxar a corda para passar a linha e ganhar sabe-se lá o que. Esse comportamento coloca o liderado na defensiva e a conversa não vai muito longe. Ninguém gosta de ficar revivendo momento em que o desempenho não foi bom.


Invista tempo nas soluções, não nos problemas.


2- Leve ideias como sugestão para seu liderado.


Nem sempre as pessoas possuem clareza de como poderão realizar as atividades ou comportamentos que estão sendo sinalizados. Ao levar a demanda compartilhe também caminhos que podem ser seguidos para alcançá-los.



3- O que você oferece não são leis, são opções.


Permita que seu liderado escolha o que deseja praticar dentre as alternativas colocadas na mesa. Pode ser inclusive que vocês construam uma outra alternativa juntos, um caminho ainda melhor.


Feedback é um diálogo e para que ele ocorra é necessário trocas. Crie oportunidades para conversas com as pessoas de sua equipe.


Esse vizinho que você diz já conhecer pode ser na verdade o que abrirá mais portas em sua carreira.


Autora: Larissa Tonaco

Psicóloga, Executive Coach, Head Trainer, Palestrante e Mentora.

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