top of page
  • Foto do escritorLarissa Tonaco

Como lidar com o imediatismo?

Atualizado: 16 de jun. de 2020


Uma grande causa da infelicidade é a troca do que é preciso por aquilo que se tem vontade. Agimos muitas vezes no imediatismo de querer tudo e agora, de buscar satisfazer um prazer imediato, de ser "premiado" nesse instante, de saciar a vontade latente. E nessa onda tomamos decisões que afetam o nosso futuro de uma forma muito negativa.Uma grande causa da infelicidade é a troca do que é preciso por aquilo que se tem vontade.


A questão é que a maioria das pessoas escolhe atender suas vontades imediatas a esperar e colher benefícios maiores no futuro.

O interessante é que se observarmos veremos que as pessoas que mais conquistam são aquelas que abrem mão de uma recompensa instantânea por algo muito maior mais a frente.

Joshua L. Liebman escritor norte americano diz que a maturidade é alcançada quando a pessoa coloca de lado a satisfação dos prazeres imediatos em função da conquista de valores de longo prazo.

E, vou te falar, não precisa de pensar muito para encontrar decisões que foram tomadas nesse imediatismo.


 

Pense na forma como você espera o retorno da sua equipe, sem querer prepara-la, em como você quer crescer na carreira, sem querer abrir mão de um feriado de descanso, em como utiliza seu dinheiro e consome, no horário e modo que acorda e em como se alimenta normalmente.


 


E pode ser que você ainda tenha pensado em outras situações em que isso se encaixa.

Quando situações assim surgirem, sugiro você se questionar com duas perguntas:

O que quero agora?

O que eu gostaria de ter escolhido no final do dia?

Desejo a você decisões maduras e um futuro de conquistas.




Autora: Larissa Tonaco

Psicóloga, Executive Coach, Head Trainer, Palestrante e Mentora.



Comments


bottom of page