top of page
  • Foto do escritorLarissa Tonaco

Lifelong Learning

Sabe aquele protocolo do ideal de sucesso:


Escolha uma profissão, estude para você passar em uma boa faculdade, se formar, fazer uma carreira, ganhar bem e depois se aposentar?


Tudo isso era visto quase como um conto de fadas “e viveram feliz para sempre...”

Acreditávamos que este era o caminho perfeito para a realização e prosperidade.

Mas, eis que o mercado se transforma e hoje vivemos uma era em que a informação e a tecnologia se atualizam de modo muito acelerado.


Tudo se torna muito incerto e os modelos tradicionais já não se encaixam na realidade atual.


Acompanhamos a automação de inúmeras profissões e o sumiço de outras. Em contrapartida vemos o surgimento de novas. Pesquisas e conceitos que hoje são tidos como referência, se desatualizam de modo rápido pelo acesso fácil à informação e apoio da tecnologia.


Como encontrar segurança na vida profissional em meio a incerteza?
Como construir um futuro sem saber se sua profissão existirá em alguns anos?

 

Neste contexto “nasce” então o lifelong learning!


Um conceito de aprendizado vitalício, onde o profissional que deseja manter sua empregabilidade e ampliar suas possibilidades de atuação permanece atento a tudo o que acontece ao seu redor.


Lifelong learning torna-se um estilo de vida onde o profissional, de forma permanente, pró-ativa e automotivada, busca aprender e reaprender constantemente com um espírito de eterno aprendiz, no sentido de constante evolução.



A carreira agora não é só uma jornada de trabalho, mas uma jornada de aprendizado.
Toda experiencia adquirida faz parte dessa viagem.

Alguns grandes nomes já aplicam isto em suas vidas!


  • Jorge Paulo Leman, um grande empreendedor brasileiro, ao logo de sua vida independente do seu sucesso sempre buscou por aprendizado.

  • Outro grande empresário Abílio Diniz inicia uma apresentação no TED perguntando: Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?

Ele também se desafia constantemente e aprender ao longo da vida.



Aqui o aprendizado extrapola a sala de aula e a educação formal para um processo mais flexível, diverso e disponível que acontece ao longo da vida. Quanto mais uma pessoa aprende, mais ela será capaz de se adaptar às mudanças da Nova Economia, que exige flexibilidade e capacidade de improvisação em situações inesperadas.


O Lifelong Learning possui quatro pilares:



APRENDER A APRENDER

Estar atento ao conhecimento ao redor e disponível. O aprendizado pode ser formal, através de um curso, mas também pode ser adquirido por viagens, novas experiências, contato com culturas, livros, eventos, séries, palestras, podcast entre outros recursos.




Este pilar está diretamente ligado ao foco de atenção e “olhar curioso” direcionado para cada experiência gerando o conhecimento. Além disso a flexibilidade mental de repensar conceitos e chegar a novas conclusões.


APRENDER A FAZER

O aprendizado torna-se exponencial quando aplicamos na prática. Assim se expor a novas atividades, assumir desafios, possuir a capacidade de ousar, experimentar novas ideias, colocar pensamentos na ação faz parte deste pilar. Mesmo que em sua empresa você ainda não tenha uma possibilidade de crescimento você pode se disponibilizar para contribuir em projetos ativos.

O trabalho voluntario também é uma opção. Lembre-se: seu ganho já é o aprendizado!


APRENDER A CONVIVER

Interagir com pessoas que pensam de modo diferente de você, que tiveram uma história de vida oposta a sua ou passaram por outros desafios, irá acrescentar muito em seu repertório de conhecimento. Nesta “linha de raciocínio” várias empresas já tem buscado a contratação de profissionais levando em consideração a diversidade.


Assim é fundamental o aprender a se relacionar com pessoas.

APRENDER A SER

Se conhecer, saber seus talentos, os seus pontos fortes e o que você precisa desenvolver, seus valores, seus limites pessoais, enfim tudo aquilo que só autoconhecimento pode te dar. Para isso invista em trabalhos de desenvolvimento pessoal como coaching, mapeamento de competências, psicoterapia e treinamentos vivenciais com este objetivo.



Para ser um lifelong learner, é preciso estar consciente da necessidade de continuar aprendendo e das vantagens que isso trará, além de manter uma mentalidade de crescimento.


O caminho é se conhecer, para saber o que te realiza e gera interesse, e em seguida estabelecer metas de aprendizado contemplando o que deseja conhecer ao longo do tempo.


Importante:

1- Esteja atendo para manter um foco, assim como a concluir o que iniciar, se fizer sentido para sua carreira e vida.


2- Equilibre a intensidade para que não exagere demais, nem fique em sua zona de conforto.


3- E lembre-se sempre dos quatro pilares. Muitas pessoas tendem a fazer uso de um ou dois, atente-se para os quatro e construa a sua jornada.


Autora: Larissa Tonaco

Psicóloga, Executive Coach, Head Trainer, Palestrante e Mentora.

Commentaires


bottom of page