top of page
  • Foto do escritorLarissa Tonaco

Liderança na Era Complexa

Tínhamos uma falsa impressão de que o controle estava em nossas mãos, mas o mundo VUCA ou muvuca, como é popularmente conhecido, já tomava conta de nossas vidas há algum tempo.


No CONARH de 2017, congresso anual voltado para gestão de pessoas, esse foi um tema abordado e existem registros anteriores ainda sobre o tema.


O termo VUCA é um acrônimo que começou a ser mais utilizado no final dos anos 90 no período pós guerra fria entre Estados Unidos e a antiga União Soviética. Ele teve origem nas necessidades de adaptação das estruturas militares do exército americano que lidavam com situações desafiadoras e extremamente imprevisíveis.
 

A palavra VUCA , corresponde aos seguintes termos:


Volatilidade


Relacionado à velocidade que tudo acontece e se propaga, tornando a mudança algo permanente e constante em nossas vidas e no mundo.


Incerteza


Temos então um cenário incerto, imprevisível e diante disso vem o dilema do planejamento: Como planejar, se não sabemos o que está por vir?


Complexidade


O mundo hoje está interconectado, estamos em rede, interligados e interdependentes.


Ambiguidade


São múltiplos os caminhos e possibilidades de interpretações dos acontecimentos.

 

Nos cenários anteriores, onde as previsões eram mais estáveis e o mundo tendia a ser mais cartesiano, poderia haver espaço para líderes que tinham as respostas porque sabiam o que poderia vir a acontecer. As informações não sofriam tantas alterações e ficavam muitas vezes centralizadas nos altos cargos, que tomavam as decisões de modo isolado.



No mundo VUCA, não existem mudanças, mas uma mudança constante.


Esse modelo alavancou consideravelmente sua intensidade com a pandemia e tende a permanecer acelerado, tornando impossível uma liderança de “topo”, isolada e desconectada do restante da empresa.




A palavra de ordem é COMPLEXIDADE!


Complexidade é uma palavra muito utilizada para dar significado à algo difícil, confuso, trabalhoso e complicado.


Contudo possui um significado que vai muito além:


COM – junto e PLEXO – tecido.


Isso quer dizer que nessa “nova era” pede-se cada vez mais junção do todo, aproximação e complementariedade.



Quanto mais mentes pensando juntas tivermos nas equipes, com pontos de vista e experiências diferentes, maior a chance de resolução dos desafios enfrentados. O sucesso do líder será diretamente proporcional a capacidade de ouvir as pessoas e mediar as ideias.

 

Ninguém mais carrega ninguém, agora nós nos entrelaçamos.


Um convite à liderança para repensar seu papel e forma de atuação individualizada, para um modelo de diversidade e valorização de ideias.



Autora: Larissa Tonaco

Psicóloga, Executive Coach, Head Trainer, Palestrante e Mentora.

Comentários


bottom of page