Tenho acompanhado diversos líderes que, possivelmente como você, estão passando por grandes desafios em meio às inúmeras mudanças que nosso visitante invisível, mas
barulhento, trouxe para nós.
Se antes a liderança já trazia desafios comuns à função, alguns agora se tornaram mais evidentes. Independente se sua equipe está em home office ou “em campo” este artigo vai te ajudar neste momento.
Elenquei as principais ações para você aplicar na sua gestão e fazer com que este momento seja vivenciado da maneira mais sensata possível:
METAS
Provavelmente você tinha metas alinhadas com a equipe. E este é um momento que pede um realinhamento dessas expectativas. Esteja aberto a modificá-las e compartilhe os novos direcionamentos.
Um dos grandes desmotivadores para os profissionais, principalmente os engajados, é perceber que a meta estipulada se tornou irreal.
PRESENÇA
Se faça presente e esteja disponível para que eles possam te buscar quando precisarem. Na empresa muitas vezes deixamos a porta aberta para demonstrar. Se o trabalho estiver em home office é preciso dizer, enfatizando assim a disponibilidade.
ESPERANÇA
Seu papel como gestor é cuidar da sua equipe. Tenha consciência de que esta pode ser uma oportunidade para contribuir com várias pessoas. A equipe tende a acompanhar a energia do líder, assim mantenha a sua positiva.
MEDO
Cuidar da esperança está diretamente relacionado à redução do medo. O medo pode trazer como consequência a redução da criatividade e iniciativa, duas competências extremamente importantes para superação neste momento.
INCERTEZA
Seja sincero com sua equipe compartilhando todas as informações pertinentes de modo rápido. Ficar sabendo de algo por outras pessoas desgasta a relação e gera falta de credibilidade com a liderança. Já existem incertezas demais “lá fora” e se o que você quer é uma relação de confiança, a transparência será
fundamental.
CONEXÃO
Faça contatos regulares com sua equipe e preferencialmente no individual. Pergunte “Como você está?”. Essa pergunta tem um poder intenso de conectar, porque ela guarda um cuidado de quem a emite com quem a recebe. Atenção! A intensidade da conexão vai depender exclusivamente da intenção ao falar. O interesse genuíno em ouvir a resposta definira isso.
AUTOCUIDADO
Se sua responsabilidade parece grande, é fundamental que você esteja bem para lidar com a situação. Lembre-se de quando você entra no avião e escuta o agente de bordo falando sobre as máscaras? Então! Coloque primeiro em você! Tenha algum momento no dia para fazer algo significativo por você, para você. Cuide-se!
Gostou? Compartilhe esse artigo com outros líderes que, assim como você, quer vivenciar este período de maneira mais assertiva.
Autora: Larissa Tonaco
Psicóloga, Executive Coach, Head Trainer, Palestrante e Mentora.
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